Meu Fichamento de Resumo

GUZZO, J.R. Os nomes da tela. São Paulo. 24 de fevereiro de 2010. Revista Veja, pág. 114.


            O texto inicialmente utiliza uma linguagem subjetiva, relatando sobre planos de batalhas, estratégias, e o comportamento do jogador. Mas no decorrer do texto, percebemos o sentido dele. Esse texto relata sobre as estratégias políticas, utilizadas por Lula, para a eleição de Dilma. Várias atitudes tomadas por Lula pode deixar o eleitor confuso, pelo simples fato da campanha eleitoral estar focada nele e no seu antecessor Fernando Henrique. Sendo que seus dois anos de mandato já acabaram e pela Constituição Brasileira, um presidente só pode exercer dois mandatos consecutivos. “Bom mesmo, para o governo, seria se a Constituição tivesse sido mudada e o presidente pudesse estar disputando um terceiro mandato, como se sonhou durante algum tempo; mas acabou não dando certo, e o que sobrou de mais próximo  a isso foi o plano de execução.” E as estratégias  de Lula, não param por aí, ele tem a seu favor a empresa e o tempo de propaganda. Existem, também, os inimigos imaginários e uma conta matemática absurda, feita por Dilma, que diz que o governo Lula é “400 vezes” melhor que o do seu antecessor. Isso são apenas fórmulas para convencer o eleitor, de que eles são melhores e que os outros candidatos são inferiores, para presidir o Brasil. E o que mais podemos esperar de Lula? ! E o que mais me chama atenção é pelo o fato de pessoas estarem num conflito por causa das eleições. Por que não existe todo esse conflito, para melhorar a situação do Brasil? Por que não existem conflitos, a favor do progresso do país?! Mas nada disso se vê! O que vemos, apenas, é um déficit na política brasileira. Onde políticos se importam, apenas, em ganhar as eleições e não têm um plano ou meta para o progresso do país.  Mas no período de propagandas eleitorais, são prometidas várias coisas, projetos de melhorias e vários outros planos, mas ainda estão num papel, que não temos como saber se vai sair ou não! Mas, mesmo assim, somos iludidos pelo marketing eleitoral. São projetos apenas para ganhar votos. Mas deveria existir uma lei, em que fosse obrigatório o cumprimento de cada proposta, feita na campanha eleitoral, e o candidato eleito que não cumprisse, perderia seu cargo. Mas a política atualmente não esta interessada em querer melhorar ou agradar a sociedade. A política está voltada para interesses pessoais. Sendo esse o real motivo para tanta disputa e estratégias sujas.

Share this:

JOIN CONVERSATION

4 comentários:

  1. Lula foi um tremendo presidente. A popularidade dele é absurda ainda hoje onde seu lugar foi ocupado pela Dilma.E claro que por uma unica razão, ele é do povo. O povo precisava de alguém que olhasse por eles, e como hoje o voto é independente de classe social, o povo ganhou. lula consertou muita coisa que FHC deixou destruído, com sua maluquisse de privatizar tudo. A manipulação da midia em favor de Lula foi ua das melhores estratégias. O deixou ainda mais querido e até aqueles que não simpatizavam, estão agora aliados a ele. Eu acreditei nele e ele mudou muito coisa em nosso Brasil. Saímos de um páís que não era bem visto entre as outras nações, para um país que alimenta as outras nãções. E isto vai mudar pra melhor, se Dilma continuar o seu trabalho. Pra mim, Lula é demais!

    ResponderExcluir
  2. Poucos se interessarão de ler todo o post e até mesmo os comentários por que política se tornou sinônimo de coisa chata, sem importância para ninguém além daqueles que ganham em cima disto!

    Ao longo do tempo eu notei que existe um SISTEMA POLÍTICO, criado para manter os poderosos no poder e o povo ser manipulado a todo instante para que não hajam revoluções, pois neste pais, historicamente, as coisas só mudaram de fato quando o povo se reuniu para querer mudanças e lutou por isto, o que prova que a união faz a força se tiver INICIATIVA. Seguindo esta linha de pensamento nossa vida deveria ser a mais perfeita possível, pois muitos lutaram para o que hoje chamamos de "democracia"...
    Marketing Eleitoral??? Ainda, infelizmente é a essência da nossa DEMOCRACIA!!!

    ResponderExcluir
  3. to seguindo seu blog
    -
    retribui:
    http://mafia-net.blogspot.com/

    ResponderExcluir